Cantigas

Cantigas de Amigo
Variedade de sentimentos
Amor: O amor é um tema central e recorrente nessas cantigas. A mulher, muitas vezes, expressa seu amor e adoração pelo amado, descrevendo seus sentimentos intensos e apaixonados.
Saudade: A saudade é outra emoção bastante presente nas cantigas de amigo. A mulher retrata a falta sentida pelo amado quando ele está ausente, expressando a nostalgia e a tristeza pela separação.
Desejo: Em algumas cantigas, a mulher revela seus desejos e anseios pela presença do amado. Esses desejos podem ser tanto físicos quanto emocionais, manifestando a intensidade do sentimento amoroso.
Insegurança: Em algumas cantigas, a mulher pode expressar insegurança em relação ao amado e à relação deles. Ela teme a possibilidade de traição ou abandono, o que gera angústia e ansiedade.
Esperança: Além dos sentimentos mais melancólicos, as cantigas de amigo também trazem momentos de esperança. A mulher mantém a esperança de que o amado irá retornar e o amor deles será fortalecido.
Cenário
Os cenários dessas cantigas muitas vezes envolvem paisagens naturais e ambientes rurais, como:
A margem do rio
Campos e montanhas
Bosques e floresta
A Natureza é em várias cantigas o cenário amoroso da jovem e do seu amigo
Relação com a Natureza
A Natureza nas cantigas de amigo pode ser:
Representação dos sentimentos da donzela: o cenário está em sintonia com o estado de alma da donzela
Cenário:o cenário do encontro amoroso da jovem e do seu amigo
Interlocutora da donzela: quando expressa um lamento ou para pedir que lhe deem informações sobre o paradeiro do amigoAs Confidentes

Cantigas de Amor
O elogio cortês e a coita de amor
O elogio cortês é uma característica central nas cantigas de amor, que são poesias líricas medieval. Nesses poemas, o trovador expressa o seu amor e devoção a uma mulher nobre e inatingível, muitas vezes referida como "senhor" ou "senhora". O elogio cortês é uma forma de expressar sentimentos amorosos, seguindo as convenções da poesia trovadoresca.
A coita de amor expressa o amor não correspondido entre o eu lírico e a sua amada, onde ele expressa que o sofrimento é insustentável , e o amador afirma que o seu amor o levará à loucura ou à morte
Diferença entre as cantigas de amigo e as cantigas de amor
A principal diferença entre as cantigas de amigo e as cantigas de amor está no tema tratado em cada uma delas. As cantigas de amigo são marcadas por uma atmosfera de melancolia e saudade, retratando o sofrimento da mulher pela distância do amado ou pelas dificuldades impostas pela sociedade. Já as cantigas de amor são compostas na primeira pessoa do masculino e retratam o amor do trovador por uma mulher, geralmente uma dama da nobreza. Outra diferença importante é a presença da natureza nas cantigas de amigo. Nelas, a natureza é retratada como um cenário que reflete os sentimentos da mulher. Ela pode ser uma aliada, uma confidente ou mesmo uma companheira que compartilha e compreende os anseios e as dores da protagonista. Por outro lado nas cantigas de amor a natureza não tem um papel tão importante.

Cantigas De Escárnio e Maldizer
Paródia do amor cortês e Dimensão satírica temática
Na paródia do amor cortês temos:
Inversão de códigos do amor cortês
Ridicularização das suas convenções e mesuras: coita de amor e da morte por amor
Contragénero das cantigas de amor
Dimensão satírica temática: O principal objetivo desse gênero era expor os defeitos e vícios de certas figuras da sociedade, como nobres, clérigos e até mesmo reis.
Tipos de críticas
Crítica social: Essa crítica se direciona aos costumes, valores e comportamentos da sociedade da época. Por meio de personagens fictícios ou referências indiretas, os poetas ridicularizam os vícios, hipocrisias e desigualdades presentes na sociedade medieval.
Crítica religiosa: Nesse tipo de crítica, os poetas satirizam a igreja e seus representantes, expondo as falhas e corrupções dentro do clero. Pode envolver a ridicularização de crenças, práticas religiosas e o próprio clero, subvertendo as ideias de piedade e devoção.
Crítica política: Os trovadores também utilizavam as cantigas de escárnio e maldizer para criticar a política e os governantes da época. Muitas vezes, os alvos eram nobres, reis e a própria monarquia, destacando suas fraquezas, ambições, incompetências e injustiças.
Crítica amorosa: Por fim, também são comuns as críticas nas cantigas de escárnio e maldizer relacionadas ao amor cortês e aos jogos de sedução. Os poetas satirizam os amantes, expondo as falsas promessas, traições e a obsessão amorosa, mostrando uma visão mais realista e menos idealizada do amor.