Cantigas

19-03-2024

Cantigas de Amigo

Variedade de sentimentos

Amor: O amor é um tema central e recorrente nessas cantigas. A mulher, muitas vezes, expressa seu amor e adoração pelo amado, descrevendo seus sentimentos intensos e apaixonados.

Saudade: A saudade é outra emoção bastante presente nas cantigas de amigo. A mulher retrata a falta sentida pelo amado quando ele está ausente, expressando a nostalgia e a tristeza pela separação.

Desejo: Em algumas cantigas, a mulher revela seus desejos e anseios pela presença do amado. Esses desejos podem ser tanto físicos quanto emocionais, manifestando a intensidade do sentimento amoroso.

Insegurança: Em algumas cantigas, a mulher pode expressar insegurança em relação ao amado e à relação deles. Ela teme a possibilidade de traição ou abandono, o que gera angústia e ansiedade.

Esperança: Além dos sentimentos mais melancólicos, as cantigas de amigo também trazem momentos de esperança. A mulher mantém a esperança de que o amado irá retornar e o amor deles será fortalecido.

Cenário

Os cenários dessas cantigas muitas vezes envolvem paisagens naturais e ambientes rurais, como:

  1. A margem do rio

  2. Campos e montanhas

  3. Bosques e floresta

A Natureza é em várias cantigas o cenário amoroso da jovem e do seu amigo

Relação com a Natureza

A Natureza nas cantigas de amigo pode ser:


Representação dos sentimentos da donzela: o cenário está em sintonia com o estado de alma da donzela

Cenário:o cenário do encontro amoroso da jovem e do seu amigo

Interlocutora da donzela: quando expressa um lamento ou para pedir que lhe deem informações sobre o paradeiro do amigo 

As Confidentes

Nas cantigas de amigo, as confidentes são personagens femininas próximas da protagonista que servem como confidentes e conselheiras. Elas são as amigas mais íntimas, irmãs ou até mesmo figuras maternas da donzela . As confidentes geralmente têm um papel secundário nas cantigas de amigo, mas podem desempenhar um papel significativo na narrativa. Elas estão lá para apoiar a protagonista em seus momentos de angústia e saudade, encorajando-a a persistir na espera pelo amado ou aconselhando-a sobre como lidar com a situação. Em alguns casos, a protagonista pode ter uma conversa com sua confidente, expressando seus sentimentos e pensamentos através do diálogo. Mas também existem casos em que a confidente é a natureza.

Cantigas de Amor

  O elogio cortês e a coita de amor

  • O elogio cortês é uma característica central nas cantigas de amor, que são poesias líricas medieval. Nesses poemas, o trovador expressa o seu amor e devoção a uma mulher nobre e inatingível, muitas vezes referida como "senhor" ou "senhora". O elogio cortês é uma forma de expressar sentimentos amorosos, seguindo as convenções da poesia trovadoresca.


  • A coita de amor expressa o amor não correspondido entre o eu lírico e a sua amada, onde ele expressa que o sofrimento é insustentável , e o amador afirma que o seu amor o levará à loucura ou à morte

Diferença entre as cantigas de amigo e as cantigas de amor

A principal diferença entre as cantigas de amigo e as cantigas de amor está no tema tratado em cada uma delas. As cantigas de amigo são marcadas por uma atmosfera de melancolia e saudade, retratando o sofrimento da mulher pela distância do amado ou pelas dificuldades impostas pela sociedade. Já as cantigas de amor são compostas na primeira pessoa do masculino e retratam o amor do trovador por uma mulher, geralmente uma dama da nobreza. Outra diferença importante é a presença da natureza nas cantigas de amigo. Nelas, a natureza é retratada como um cenário que reflete os sentimentos da mulher. Ela pode ser uma aliada, uma confidente ou mesmo uma companheira que compartilha e compreende os anseios e as dores da protagonista. Por outro lado nas cantigas de amor a natureza não tem um papel tão importante.



Cantigas De Escárnio e Maldizer

Paródia do amor cortês e Dimensão satírica temática

Na paródia do amor cortês temos:

Inversão de códigos do amor cortês

Ridicularização das suas convenções e mesuras: coita de amor e da morte por amor

Contragénero das cantigas de amor


Dimensão satírica temática: O principal objetivo desse gênero era expor os defeitos e vícios de certas figuras da sociedade, como nobres, clérigos e até mesmo reis.

Tipos de críticas

Crítica social: Essa crítica se direciona aos costumes, valores e comportamentos da sociedade da época. Por meio de personagens fictícios ou referências indiretas, os poetas ridicularizam os vícios, hipocrisias e desigualdades presentes na sociedade medieval.

Crítica religiosa: Nesse tipo de crítica, os poetas satirizam a igreja e seus representantes, expondo as falhas e corrupções dentro do clero. Pode envolver a ridicularização de crenças, práticas religiosas e o próprio clero, subvertendo as ideias de piedade e devoção.

Crítica política: Os trovadores também utilizavam as cantigas de escárnio e maldizer para criticar a política e os governantes da época. Muitas vezes, os alvos eram nobres, reis e a própria monarquia, destacando suas fraquezas, ambições, incompetências e injustiças.

Crítica amorosa: Por fim, também são comuns as críticas nas cantigas de escárnio e maldizer relacionadas ao amor cortês e aos jogos de sedução. Os poetas satirizam os amantes, expondo as falsas promessas, traições e a obsessão amorosa, mostrando uma visão mais realista e menos idealizada do amor.


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